O que é Smash the Cake? Você conhece essa modalidade de ensaio fotográfico?

 

O smash the cake é um ensaio fotográfico que surgiu nos Estados Unidos e vem conquistando as mamães do mundo todo. O tradução literal do termo é “amassar o bolo” e é realmente isso mesmo do que se trata o ensaio.

Para a realização deste ensaio fotográfico, normalmente se decora um espaço – que frequentemente é um jardim – onde é colocado um bolo na frente do bebê, para que ele possa esmagá-lo e fazer o que quiser: comer, passar no rosto ou até pisar.

E enquanto a criança interage com o bolo, o fotógrafo registra todos os momentos. Vale a pena ressaltar que a idade recomendada para se fazer o ensaio é entre 1 a 3 anos de idade.

O resultado é muito divertido, fofo e encantador. O bolo é apenas uma “ferramenta” para o fotógrafo de smash cake registrar a espontaneidade dos bebês. A ideia é deixar os pequenos livres para brincarem com seus bolos e fazer o registro de cada interação.

E por mais que pareça “simples” é preciso contar com o trabalho de um fotógrafo profissional que esteja acostumado a fotografar bebês, pois é um trabalho que exige experiência com crianças, a fim de poder extrair o melhor daquela situação.

 

MAS COMO MONTAR UM ENSAIO "SMASH THE CAKE"?

 

Smash the Cake | elPulpo blog

 

Quando os pais decidem realizar um ensaio smash the cake com seus filhos é necessário que anteriormente tenha todo um preparativo para que as fotos sejam bem-feitas.

Aqui, colocamos algumas dicas imprescindíveis para um lindo ensaio smash the cake:

 

SMASH THE CAKE - ROUPA

 

A roupa escolhida para o ensaio deve ser a mais leve e confortável possível para a criança, pois assim ela vai poder se divertir sem incômodo.

É preciso que os pais estejam cientes de que a roupa vai sujar, e muito, de preferência.

 

SMASH THE CAKE - LOCAL DO ENSAIO

 

É recomendável que o ensaio Smash the Cake seja feito em casa, porque o espaço irá sujar e a criança também. Então, estando em casa é mais fácil de ter todos os itens de limpeza e higiene à mão.

Se a casa tiver um espaço ao ar livre, melhor ainda. No entanto, também é possível fazer em ambiente externo, mas para isso tem que se atentar para levar tudo o que for necessário.

 

SMASH THE CAKE - CENÁRIO

 

A foto pode ficar mais enriquecida se for construído um cenário – que pode ser feito com balões, toalhas – no entanto, é preciso ter aquele cuidado para não ficar pesado ou poluído demais, tirando o foco da criança.

 

SMASH THE CAKE - BOLO

 

Ensaio smash the cake | elPulpo blog

 

O bolo não precisa ser colorido, mas deve ter detalhes que atraiam a criança, que chame a atenção para ela interagir. Os bolos coloridos aguçam mais a curiosidade do bebê, no entanto, o resultado final deve ser harmônico, pois o que deve se destacar nas fotos não é o bolo, e sim a criança.

O bolo pode estar dentro ou não do “pacote” do ensaio Smash the Cake. Alguns pais preferem que o fotógrafo se encarregue de tudo, outros preferem encomendar separadamente o bolo com alguém de sua confiança.

Porém o bolo precisa ter uma boa aparência, pois será um dos destaques da foto.

 

SMASH THE CAKE - UTENSÍLIOS

 

É preciso sempre pensar em uma alternativa caso a criança não interaja com o bolo na hora do ensaio fotográfico Smash the Cake. Por isso, é importante ter à mão brinquedos e utensílios que possam chamar a atenção da criança e não perder o momento do ensaio.

 

Bom, depois de tudo pronto e pensado para o ensaio “Smash the Cake”, é hora de diversão. As crianças normalmente adoram esse momento de descoberta e os pais ficam para sempre com essa recordação.

 

LEIA TAMBÉM:

NEWBORN: AS MELHORES DICAS PARA UM ENSAIO PERFEITO DE SEU BEBÊ!

 

 

Imagens: Henley Design Studio, Meagan Sarah e Shutterturf. 

elpulpo