Veja as dicas de como tirar as melhores fotos para redes sociais

Nem todo mundo tem uma super câmera fotográfica para bater aqueles melhores cliques – que muitas vezes vão parar no feed do Instagram.

Sendo assim, o celular acaba sendo a ferramenta principal na hora de registrar um momento.

As câmeras dos dispositivos móveis evoluíram a um ponto em que, hoje em dia, mesmo um celular intermediário consegue tirar fotos de nível quase profissional, em algumas situações. Para isso, no entanto, é necessário saber usar bem a câmera que você tem.

Então, listamos abaixo algumas dicas práticas que podem te ajudar a tirar as melhores fotos com o celular:

 

COMEÇANDO

 

Fotografia para rede social | elpulpo blog

 

Para tirar foto com o celular, primeiro é preciso verificar se a lente da câmera do celular está limpa. Caso não esteja, você pode usar um tecido – de preferência de algodão - para limpá-la antes de fotografar.

Evite limpar a lente com álcool ou produtos de limpeza de vidros e nunca esfregue-as com força.

 

CENÁRIO

 

Foto de paisagem para redes sociais | elpulpo blog

 

O ambiente da fotografia é tão importante quanto o objeto ou figura em foco. Certifique-se que o cenário está organizado para o caso de fotos dentro de casa, restaurantes, festas ou ao ar livre por exemplo. Para fotos ao ar livre, procure por aspectos naturais que possam impactar a sua foto positivamente.

Tente buscar um olhar diferente do que as pessoas estão acostumadas a ver, um outro ângulo, um outro enquadramento.

Repare no que tem ao fundo da sua foto, pois isso pode chamar mais atenção do que o objeto em si.

 

ZOOM

 

Todas as câmaras de celulares vem com o zoom. No entanto, esse é um recurso que deve ser evitado, pois ele diminui a qualidade da foto.

É preferível que você se aproxime mais do objeto do que usar o zoom. Na hora de ajustar o foco, toque na tela do celular onde você quer que o foco esteja. Isso também vai configurar automaticamente a exposição.

 

SAIBA QUAL É A MELHOR CÂMERA DE CELULAR PARA TIRAR FOTOS

 

 

iluminação e ângulo

 

Foto e iluminação para instagram | elpulpo - blog

 

A iluminação é o fator mais importante para uma boa fotografia. Por isso, procure um local bem iluminado, de preferência com luz natural (ex: paredes próximas às janelas).

Ao fotografar pessoas, é importante não cortar partes do corpo, como pés, mãos e cabeça, por exemplo.

Em fotos de grupos, a dica é tirar pelo menos duas fotos seguidas e conferir se todos saíram bem, se ninguém piscou, etc. Peça para o grupo não se dispersar enquanto você faz a conferência, caso precise refazer a foto.

Cuidado com fotos tiradas de pessoas ao meio-dia ao ar livre. A luz do sol provoca sombras no rosto e o resultado pode não ficar bom.

Além disso, ficar de costas para a luz, evitar fotografar reflexos ou superfícies espelhadas, utilizar o flash, são alguns dos cuidados a observar na altura de tirar a foto.

 

LUGARES FECHADOS

 

Locais fechados têm muito menos luz do que locais abertos. A gente pode não perceber isso, mas o sensor da câmera do celular percebe.

Por causa disso, o celular normalmente se configura para tirar fotos em locais fechados com tempo de exposição maior e ISO mais alto.

Os dois efeitos disso são que a foto pode sair borrada ou com artefatos. Aproximar-se de uma janela da qual entra mais luz pode resolver esses problemas.

 

filtros

 

Filtros para instagram | elpulpo blog
instagram

 

 

O Instagram – e outras redes sociais – apresentam filtros que podem ser usados com atenção.

Através deles é possível ajustar a intensidade do brilho, contraste, sombras, deixar com um ar mais retrô, mais quente ou mais frio.

Inclusive existem diversos aplicativos gratuitos para dar aquela “finalizada” na foto. Tome cuidado somente para não deixar “artificial” demais, senão a sua foto pode perder a credibilidade nas redes.

 

PARA QUE SERVE O HDR?

 

Muitas câmeras de celular atualmente têm um recurso chamado HDR, de "High Dynamic Range" (alto alcance dinâmico).

Quando ele está ativado, sempre que você tira uma foto, o seu celular, na verdade, tira três, com níveis diferentes de exposição, e combina as áreas de maior detalhe de cada uma.

Isso é ideal, por exemplo, quando você precisar fotografar na contraluz ou quando uma imagem está com iluminação excessiva ou insuficiente, e também pode ajudar em fotos de paisagens.

Por outro lado, como as fotos demoram mais para ser tiradas, esse recurso piorará fotos que contenham ação ou movimento (fotos de pessoas dançando, por exemplo).

 

ENCONTRE FOTOGRAFIAS ARTÍSTICAS DE DOWNLOAD GRATUITO

 

 

fundo infinito caseiro

 

Caso você queira destacar um objeto e nada mais, é preciso usar um fundo infinito. Existem acessórios criados somente para foto com celulares, mas você pode fazer um fundo infinito “caseiro”.

Coloque um jogo americano ou uma folha de papel (branca ou colorida) na parede para tirar uma fotografia sem ângulos marcados ou cantos, ajuste o celular e clique. Vai parecer foto de estúdio!

 

A rEGRA DOS TERÇos

 

Uma técnica simples, e que está escondida nas configurações dos celulares, é a regra dos terços. Muito usada em composições de pinturas, essa regra ajuda a compor um cenário mais equilibrado, independentemente do que está sendo capturado.

Para aplicar essa técnica, é preciso que a fotografia se encaixe em nove quadros, traçando duas linhas horizontais e duas verticais. Em fotos de paisagens, por exemplo, deixe o céu no terço superior e o chão no terço inferior, mantendo o centro da paisagem alinhado ao segundo terço.

Nos pontos de interseção, você pode alinhar o horizonte, destacar árvores, prédios, pássaros ou outros elementos.

 

sIMPLICIDADE

 

Selfie Instagram | elpulpo blog

 

Dizem que as melhores fotos para compartilhar nas redes sociais são as mais simples e despretensiosas. O verdadeiro encanto das fotografias não reside na sua perfeição técnica, nem na excelência dos temas escolhidos, mas sim no sentimento que delas irradiam.

Compartilhar momentos felizes através de fotos é uma forma de socializar sem complicar. Basta fotografar aquilo que nos deixa felizes, pode ser algo simples como uma bela sobremesa ou uma tão sonhada viagem.

 

ORIGINALIDADE

 

Existem milhares, senão milhões de fotografias sobre todos os temas possíveis nas redes sociais.

Seguir o mesmo estilo de pose ou tirar fotos no modelo de alguma tendência nas redes sociais é legal, mas se você quiser realmente criar suas próprias tendências e se diferenciar dos demais usuários, seja original com suas fotos.

Tenha ideias para fotos interessantes que podem acabar tornando-se populares entre os seus seguidores e contatos.

A originalidade é um dos trunfos nas redes sociais e compartilhar fotografias que saiam do comum é meio caminho andado para o sucesso virtual.

 

Fonte / imagens: Olhar Digital, Tecmundo, Apptus, Sunsplash,

elpulpo