O universo da fotografia é bastante vasto e cada fotógrafo acaba se especializando em uma das diversas categorias profissionais.

Uma delas é a fotografia still, você sabe o que é?

A fotografia still é um estilo de fotografia que se refere a temas inanimados; fotografia parada, sem movimento. A fotografia still é muito utilizada na comercialização de produtos, principalmente em e-commerce e por isso, também é conhecida fotografia de e-commerce.

Mas não se limita a isso, na gastronomia também é bastante utilizada, para a fotografia de pratos e alimentos diversos.

Então, resumidamente a fotografia still é a fotografia de objetos/produtos.

 

COMO A FOTOGRAFIA STILL É PRODUZIDA?

 

Fotografia Still de Copos e drinks | elPulpo blog

 

Primeiro vem a definição do objetivo, a parte teórica. O fotógrafo de still, antes de começar o trabalho, deve fazer uma análise do produto, qual sua finalidade, o que realmente é importante mostrar e dar destaque, além de pensar em quais ângulos são melhores para chamar a atenção do público-alvo sem deformar o produto. A partir daí, entra na prática.

A fotografia still deve ser feita preferencialmente em estúdio, com equipamentos e iluminação profissionais. É muito diferente de uma fotografia de ambiente, casamento, gestantes, festas e etc. Pois este tipo de fotografia exige o conhecimento de técnicas específicas como domínio de brilho, sombra, posicionamento e pequenos detalhes, que farão toda a diferença na imagem final.

Claro que existe a possibilidade de realizar a fotografia still em ambiente externo, mas neste caso exige-se ainda mais tempo para a produção, e também em mais equipamentos para reproduzir uma luz perfeita.

Após a captação das fotografias, que muitas vezes exige uma renderização, a imagem passa por uma pós-produção, e muito tempo dedicado ao tratamento das imagens.

Por isso, o ideal é que se tenha um cenário perfeito durante a produção das fotos, para depois não ter que “retocar” muito a imagem final. Mas de qualquer forma, ela precisará sim de tratamento antes da entrega para o cliente.

 

EXISTE ALGUM CURSO DE FOTOGRAFIA STILL?

 

Curso de fotografia still | elPulpo blog

 

Existem vários cursos de fotografia still, tanto online quanto presenciais.

É importantíssima, no entanto, se atentar para a parte prática dos cursos, pois dessa maneira, o fotografo still terá condições de testar diversas luzes, cores e texturas das fotografias que quiser tirar.

É importante ainda – e essa parte é bastante particular de cada fotógrafo still – que também se estabeleça um conceito para aquela foto ou aquele álbum de foto que será produzido.

Será preciso definir uma finalidade junto com o objetivo do cliente. Ter um olhar sobre um estilo de fotografia: é algo mais comercial ou mais artístico? Por isso, além de fazer um curso na área de fotografia still, é preciso pesquisar referências para então praticar e desenvolver a sua forma de trabalho.

 

VOCÊ SABE O QUE É FOTOGRAFIA LIFESTYLE?

 

QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA FOTOGRAFIA STILL?

 

O que é fotografia still? | elPulpo blog

 

Embora a fotografia still possa parecer um trabalho tedioso, já que trata-se de tirar fotografia de um objeto ou produto, algo que está ali parado, sem “emoção” alguma, a fotografia still tem suas compensações.

A primeira delas é que tem bastante mercado para esse tipo de fotografia, já que cada vez mais empreendedores e empresas estão criando e desenvolvendo e-commerce, onde uma vitrine virtual de seus produtos se faz necessária.

Além disso, é uma fotografia cujo trabalho depende majoritariamente do fotógrafo still. É ele quem vai escolher como e quando será feita a foto, qual o melhor cenário para aquelas fotografias, a luz, as cores, enfim, as decisões ali no estúdio são dele (claro que, com a orientação do cliente).

Ainda, não há pressão de uma equipe de produção, o trabalho é feito com mais calma e tranquilidade. É possível inclusive, fazer testes antes de escolher o “caminho” a ser percorrido durante o ensaio fotográfico.

Ou seja, o fotógrafo still tem a grande vantagem de não só tirar a foto, como construir a fotografia que se deseja.

 

E você, já pensou em seguir nesse ramo?

elpulpo