Veja aqui como é possível, seja você um fotógrafo amador ou profissional

Mesmo que a fotografia não seja sua atividade principal, existem maneiras de ganhar dinheiro com as suas fotos, além de divulgar o seu trabalho de forma mais abrangente.

Embora pareça uma tarefa difícil, porque muita gente com o modelo mais recente do iPhone na mão se considera “fotógrafo”, é possível, sim, ser bem-sucedido nesse ramo. Mas para se dar bem em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso realizar três ações geralmente adotadas pelas pessoas que decidem trilhar o caminho do empreendedorismo:

  1. Encontrar um nicho
  2. Conquistar um público interessado no trabalho que você faz
  3. Criar vários fluxos de renda

Neste artigo, vamos explorar algumas questões importantes sobre a venda de fotografias online e os recursos necessários para tornar sua empresa de fotografia uma realidade.

 

Venda de fotos online

Os melhores sites para vender fotos online

Para começar, aqui estão 20 sites de fotografia para a venda de imagens e licenciamento de fotos:

  1. Getty Images
  2. Shutterstock
  3. iStock
  4. 500px
  5. Stocksy
  6. Can Stock Photo
  7. net
  8. Adobe Stock
  9. Fotolia
  10. PhotoDune
  11. Alamy
  12. Twenty20
  13. Depositphotos
  14. Dreamstime
  15. GL Stock Images
  16. EyeEm
  17. Image Vortex
  18. Crestock
  19. 123RF
  20. Foap

venda de fotos online | elpulpo Plataforma FotográficaO licenciamento é uma das formas mais populares de comercializar suas fotos online para marcas, editoras ou outros tipos de empresa que tenham interesse em usar seus cliques para fins específicos.

Para aumentar suas chances, tente descobrir, antecipadamente, o que seu público deseja; em outras palavras, pense em como suas fotos podem ser usadas por clientes em potencial. Fotos versáteis que expressam ideias costumam ser bastante procuradas, especialmente quando contêm pessoas.

Felizmente, existe uma grande quantidade de sites de bancos de imagens onde você pode vender suas fotos. Veja alguns exemplos:

1. Getty Images

Entre os sites de fotografias de alta qualidade, o Getty Images atrai marcas e editoras que buscam imagens exclusivas (ou difíceis de encontrar) para fins de licenciamento. O padrão para se tornar um colaborador, como é de se esperar, é mais alto do que em vários outros sites. É necessário ter mais de 18 anos, baixar o aplicativo Contributor by Getty Images para Android ou iOS e enviar de 3 a 6 amostras de seu trabalho, que serão analisadas para determinar se você será aceito ou não como colaborador. Para fotos licenciadas através do site GettyImages.com, as comissões pagas começam em 20%.

2. Shutterstock

O Shutterstock é um banco de imagens onde as fotos têm um custo menor e não são exclusivas; a maneira de aumentar o número de downloads por parte dos usuários e assinantes do site é contribuir com uma grande quantidade de imagens que podem ser usadas como metáforas visuais. Embora o site não ofereça uma margem muito grande de rendimento, é uma boa opção quando se está começando. Os valores pagos são calculados de acordo com seus ganhos ao longo do tempo e variam entre 20% e 30%. Existe também um programa de afiliados, através do qual é possível receber uma quantia extra indicando novos fotógrafos ou clientes.

3. iStock

O iStock é parte da família de empresas da Getty Images; por isso, as diretrizes para se tornar um colaborador são as mesmas. Juntas, as duas empresas têm mais de 1,5 milhão de clientes em mais de 200 países. No iStock, a comissão do colaborador varia de 25% a 45%, se ele comercializar as fotos de forma exclusiva, ou então é de 15%, caso contrário.

4. 500px

O 500px não é apenas um site de fotos; é uma plataforma comunitária para fotógrafos, onde é possível seguir outros fotógrafos, publicar suas fotos no marketplace e concorrer a prêmios em competições chamadas de Photo Quests. A comunidade está repleta de fotos sensacionais e criativas. Uma comissão de 30% é paga para fotos não exclusivas, enquanto fotos exclusivas recebem 60%.

5. Stocksy

O Stocksy é um banco de imagens de porte médio bem conhecido, principalmente entre as editoras. O site tem padrões mais exigentes (por exemplo, só aceita imagens exclusivas); no entanto, paga uma comissão generosa que varia entre 50% e 75%.

6. Can Stock Photo

Mais de 70.000 fotógrafos comercializam suas fotos no Can Stock Photo. Existem várias formas de pagamento, que variam de porcentagens a valores fixos. Além disso, o site paga 5 dólares por cada 50 fotos que tiverem sido vendidas por conta de uma indicação sua. Quando você vende fotos no Can Stock Photo, suas fotos também são colocadas à venda no banco de imagens Fotosearch.

7. FreeDigitalPhotos.net

O FreeDigitalPhotos.net oferece downloads gratuitos de fotos, bem como imagens para os usuários comprarem. Quando a versão menor de sua foto é baixada gratuitamente, a concessão é obrigatória. Apesar de não receber um centavo, você ganha o crédito. Quando alguém do mercado-alvo do site (profissionais que precisam de imagens para uso comercial) compra imagens, os fotógrafos recebem 70% de comissão.

8. Adobe Stock

O Adobe Stock é um dos melhores lugares para vender fotos online, porque quando você coloca fotos à venda no site, elas também ficam disponíveis no banco de imagens Fotolia. Um requisito fundamental do site é que você seja o único proprietário de cada arquivo que enviar para venda. Se o conteúdo contiver pessoas reconhecíveis ou propriedade privada, é preciso anexar uma autorização assinada. Além disso, o Adobe Stock oferece um recurso de criação automática que disponibiliza uma lista das principais palavras-chave para agilizar o envio e a venda das imagens. Ao vender fotos através do Adobe Stock, você recebe uma comissão de 33%.

9. Fotolia

O Fotolia foi comprado pelo Adobe Stock, por isso oferece condições semelhantes para o aceite de conteúdo de fotógrafos. A venda de imagens conta com dois modelos de preços para os usuários: pacotes de créditos e assinatura. As fotos vendidas pelo sistema de créditos rendem de 20 a 63% de comissão, enquanto a Assinatura gera 33% de comissão, mas, de certa forma, oferece uma chance maior de downloads.

10. PhotoDune

O PhotoDune, integrado à loja de temas Envato Market, é outro lugar ideal para vender fotos online. Existem modalidades de pagamento diferentes. O PhotoDune também contém um programa de indicação: você recebe uma comissão de 30% quando alguém que tenha indicado tiver feito o primeiro depósito em dinheiro.

11. Alamy

O Alamy presenta uma estrutura de pagamento variada. As vendas através do site concedem 50%, aos fotógrafos e 70% aos distribuidores. Os pagamentos são realizados mensalmente, desde que os fundos disponíveis sejam de US$ 50 ou mais. Um lance bacana do Alamy é que ele não exige exclusividade, permitindo que você venda seu material para outros bancos de imagens.

12. Twenty20

O Twenty20 começou como uma ferramenta para os fotógrafos do Instagram venderem suas fotos para as marcas. Atualmente, é um site de fotografia robusto onde é possível comercializar fotos online e se conectar com clientes em potencial. Existem três maneiras de se fazer dinheiro nele: vendendo uma foto e recebendo 2 dólares por foto licenciada, conquistando 100% de prêmios em dinheiro com desafios fotográficos e ganhando 100% de comissão de qualquer marca que contrate você para uma sessão de fotos.

13. Depositphotos

As comissões do Depositphotos variam de 34 a 42%, dependendo da experiência do colaborador (classificada em 5 níveis, de acordo com o número de downloads feitos pelos usuários) e status na plataforma, bem como resolução e tipo de licença das fotos.

14. Dreamstime

O Dreamstime é um banco de imagens com um pagamento vantajoso para os contribuintes. No entanto, ele exige um engajamento de seus fotógrafos: você deve manter pelo menos 70% do seu portfólio no site do Dreamstime por pelo menos seis meses. Os contribuintes não exclusivos ganham de 25 a 50% e as fotos exclusivas geram uma comissão de 27,5 a 55%. Existem também muitas maneiras de ganhar dinheiro através de indicações, tanto do colaborador quanto do comprador.

15. GL Stock Images

No GL Stock Images, você tem a opção de definir seus próprios preços e recebe 40% de comissão em todas as vendas.

16. EyeEm

O foco do EyeEm é manter um banco de imagens para a área de publicidade. Por isso, é um dos melhores lugares para vender fotos online, caso você queira atuar na área da fotografia comercial. O site do EyeEm anuncia uma comissão de 50%.

17. Image Vortex

O Image Vortex não requer exclusividade, então você pode vender suas fotos em outros sites também. As taxas de comissão são de 70% e você determina o quanto deseja cobrar pelas fotos.

18. Crestock

O Crestock paga aos colaboradores taxas de comissão de 20 a 40% com base no número total de downloads. Além disso, o site possui vários programas de afiliados através dos quais você pode ganhar dinheiro.

19. 123RF

Esta é outra plataforma de banco de imagens que paga os colaboradores com base no número de downloads e de compras. As comissões variam de 30 a 60%.

20. Foap

O Foap oferece aos colaboradores cinco maneiras de ganhar dinheiro com a venda de fotos online: 5 dólares para cada foto vendida; 100 a 2.500 dólares para as “Missões”; 0,25 dólares por foto pela venda de fotos específicas de um álbum; envio de fotos para a Getty Mission (o valor dos pagamentos é variável) e venda de fotos online através de plataformas de parceiros, como o Adobe e o Alamy.

Viu quantas possibilidades para ganhar dinheiro com a sua fotografia? Então mãos à obra, literalmente!

Fonte do artigo: Shopify

 

elpulpo