VEJA AQUI 6 DICAS PARA TER UM BOOK DE FOTOS MARAVILHOSO!

 

A fotografia é um dos itens mais importantes do casamento, por isso os noivos devem procurar por fotógrafos profissionais especializados em fotografia de casamento. Precisam ser sensíveis e ter a capacidade de transformar cada momento em imagens criativas e emocionantes.

Além disso, este fotógrafo precisa estar o tempo todo atento aos mínimos detalhes e momentos cruciais, pois estes não irão se repetir.

A entrega das fotografias também precisa ter um cuidado especial: não adianta nada ter fotos lindas e entregar em um book de fotos precário.

Hoje em dia existem muitos fotógrafos de casamento no mercado, ainda mais se for contratado em uma cidade grande como São Paulo. No entanto, é preciso ter uma atenção especial na hora da contratação deste fotógrafo.

Abaixo, colocamos algumas dicas de como contratar o melhor fotógrafo de casamento:
 

  1. PESQUISANDO O FOTÓGRAFO
  2. CONHECIMENTO TÉCNICO
  3. PROFISSIONALISMO
  4. VEIA ARTÍSTICA
  5. EQUILÍBRIO EMOCIONAL
  6. ENTREGA DAS FOTOS

 

 

PESQUISANDO O FOTÓGRAFO

Fotógrafo de Casamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O primeiro passo para escolher um bom fotógrafo de casamento é pesquisar seu trabalho. Mesmo sendo indicação de alguém, separe um tempo e pesquise na internet o site do fotógrafo, suas redes sociais, os trabalhos já feitos, enfim, o portfólio todo.

Assim, você já conhecerá o estilo dele.

Veja se ele cobriu fotos do casamento em vários momentos diferentes, se tem um olhar criativo, se a luz das imagens estão boas, se a apresentação da fotografia te agrada. Busque também por depoimentos de outros clientes, os pontos positivos e os negativos (se houver).

CONHECIMENTO TÉCNICO

Fotografia de casamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É preciso avaliar se ele possui conhecimento técnico ou educacional na área. Muitos destes profissionais estudaram a vida inteira para estar ocupando essa profissão. Ou pelo menos dedicaram alguns anos para se chegar ali.

Acontece que existem algumas pessoas que mesmo sem conhecimento técnico, se dizem fotógrafo de casamento.

Por isso, é preciso estar atento, pedir currículo ou averiguar as experiências anteriores.

E além do conhecimento de equipamentos fotográficos necessários para as fotos do casamento, é necessário que ele tenha conhecimento de softwares de edição de fotos, a fim de entregar a imagem da forma mais perfeita possível.

PROFISSIONALISMO

Fotografo profissional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não é preciso nem dizer que o fotógrafo de casamento é um dos primeiros a chegar no dia do casamento, certo? Este profissional precisa ser comprometido com horários e prazos combinados. Normalmente o fotógrafo chega 1h antes do horário de início do casamento, mas tudo deve ser combinado com antecedência: horário de chegada, horário de saída e hora extra caso precise ficar mais tempo.

No dia do casamento, o fotógrafo deve estar sempre à postos para não perder qualquer clique inesperado. Claro que ele precisa de algumas pausas, mas ele tem que estar sempre atento aos movimentos do casal. A distração não faz parte do currículo de um bom fotógrafo de casamento.

VEIA ARTÍSTICA

Fotografo de Casamento | elpulpo blog

Essa é a marca registrada que faz toda a diferença na escolha de um fotógrafo de casamento. Digamos que você tem algumas opções de fotógrafos que cumprem todos os requisitos – conhecimento técnico, profissionalismo, experiência, preço – e agora? Qual escolher?

Cada fotógrafo tem um estilo fotográfico, uma veia artística que vai ser detectada nas fotos. Tem fotógrafos que são muito bons em fotos preto e branco, tem outros que gostam de fotos mais coloridas, saturadas, há aqueles que não deixam escapar os detalhes, enfim, tem fotógrafo para todos os gostos e estilos.

É importante ver qual combina mais com o seu e então alinharem o trabalho em conjunto. É importante que você diga para ele o que gosta, qual o tipo de foto de casamento te agrada mais. Vá atrás de referências e mostre a ele, e também indique quais fotos não podem faltar no seu álbum (exemplo: foto da fachada do local, algo que alguns casais não se importam em ter, mas outros sim).

Hoje em dia muitos casais optam por fazer um ensaio fotográfico de casal pré-casamento. Caso você contrate este serviço, já funciona como um “teste” para detectar o estilo do fotógrafo. Inclusive neste ensaio uma dica é fazer fotos ao ar livre e indoor também, assim você sabe com antecedência como ficará a luz no dia do evento, caso o local escolhido tenha esses dois ambientes.

EQUILÍBRIO EMOCIONAL

Book de casamento

Sim, não basta ser fotógrafo, tem que ter calma e ser ponderado. Pois em um casamento muitos imprevistos acontecem, são muitas pessoas para lidar, e algumas delas - os noivos – estão em um momento de extrema sensibilidade.

Portanto, é importantíssimo ter uma ou mais conversas pessoais com o fotógrafo de casamento para que alinhem o discurso, para que já o prepare para as mudanças que possam ocorrer no dia e para que você “sinta” como ele é.

Por isso, é muito importante que a contratação do fotografo não seja feita por whatsapp ou e-mail, recomendamos muito que tenha um encontro pessoal antes de fechar negócio.

ENTREGA DAS FOTOS

Fotos de casamento

A pós produção das fotos é de extrema importância, é o registro final e eternizado de um dos momentos mais importantes da vida de um casal.

Portanto, conheça os trabalhos finalizados do fotógrafo de casamento.

Como foi a entrega e em quanto tempo. Analise os books de fotos, as montagens das fotografias nas páginas, o material utilizado do book.

É preciso conversar sobre isso também previamente, escolher o estilo do book, para que não haja nenhuma surpresa.

E então gostou dessas dicas?

É claro que o custo de um fotografo profissional de casamento também conta na hora de decidir, mas é preciso muita atenção na contratação, pois este é um momento que não irá se repetir e a escolha deve ser muito bem feita.

mariana filosof